quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Saída de campo






AS PLANTAS

Hoje tivemos uma aula muito divertida. Fomos recolher material para podermos estudar e analisar na sala de aula.

Os botânicos
Saímos da escola todos equipados com luvas, lupas e sacos próprios para fazermos a recolha do material. Estávamos uns verdadeiros botânicos.

Durante a nossa saída de campo tivemos a sorte de conhecer uma pessoa muito simpática e conhecedora do tema em estudo, o senhor António ou Ti António para os amigos. O senhor António tem 80 anos de idade e uma energia fantástica. Segundo ele essa energia deve-se ao facto de comer e beber produtos biológicos (da sua horta).

Explorámos a flora com muita atenção…observámos plantas espontâneas e cultivadas, plantas de grande porte (árvores), porte médio (arbustos) e pequeno porte (ervas).

Descobrimos que nesta estação do ano existem árvores com folhas (folha persistente) e árvores sem folhas (folha caduca). Estas são algumas árvores que vimos.
nespereira

figueira
Observámos muitas plantas comestíveis que utilizamos na nossa alimentação (cebolas, alho- francês, alface, couve portuguesa, couve galega, espinafre, celga, morangueiro, fava, ervilha, etc.)








Tivemos o prazer de sentir o maravilhoso aroma de várias plantas aromáticas (tomilho, alfazema, hortelã, alecrim, hipericão, salsa, coentros, etc..).
alecrim e a hortelã

Conhecemos muitas plantas que são utilizadas para chá. Cada chá tem um efeito medicinal. Vimos a cidreira, lúcia lima, chá de príncipe, erva de S. Roberto, … o senhor António disse-nos que bebe sempre à refeição um copo de chá da erva de São Roberto. Ficámos com a certeza que deve ser muito mais saudável que os sumos que consumimos.
Cidreira

Chá de príncipe


Observámos árvores de fruto e descobrimos frutos que desconhecíamos (tâmara e fisális). Ficámos muito admirados ao saber que é possível uma macieira dar maçãs e peras. O Ti António explicou-nos como se faz esse excerto.
árvore enxertada
Tamareira
Planta que dá fisális




Quando chegámos à escola catalogámos todo o material que recolhemos. Começámos a estudar as diferentes formas de folha, os tipo de raiz (fasciculada e aprumada). Desta forma, identificámos e categorizámos cada planta.
 

raíz fasciculada


raíz aprumada

4 comentários:

  1. Com aulas assim, até me apetecia voltar novamente para a escola!
    Obrigado profª Mafalda, por tornar as aulas dos nossos meninos(as) tão divertidas.



    Fátima Santos

    ResponderEliminar
  2. adorei conhecer muito mais sobre plantas e esta aula foi muito divertida!!!

    ResponderEliminar
  3. Que bela saída de campo!!!Adorei...

    ResponderEliminar
  4. Esta aula para mim foi demais,até porque aprendemos ao mesmo tempo que nos divertimos a saber mais sobre as plantas.

    ResponderEliminar